sexta-feira, 17 de abril de 2020






PREFEITURA DE PONTAL DO PARANÁ



“PROJETO AMIGO BICHO”


 É a Prefeitura do Município de Pontal do Paraná em ação para a continuidade do Projeto Amigo Bicho que está de aniversário neste mês de abril 2020 completando seu primeiro ano de aniversário.
 A esterilização de caninos e felinos é importante para minimizar a procriação indiscriminada, consequentemente impedindo que haja uma superpopulação de animais abandonados, os quais, por suas condições, não recebem os devidos cuidados, podendo causar diversos problemas a população local, tais como: transmissão de doenças; acidentes com veículos; incidentes com os munícipes e até mesmo com outros animais domésticos.
O controle populacional de animais evita o abandono e o sofrimento das espécies, além de combater a proliferação de zoonoses no município. Trata-se de medida efetiva no auxílio à saúde pública e uma importante ferramenta na garantia dos direitos dos animais. Considerando que grande parcela da população não dispõe de recursos financeiros para castrações de seus animais domésticos. Entendemos que há a necessidade de um programa continuo que vise e atenda a castração gratuita aos animais abandonados e aos animais pertencentes à população de baixa renda do município.
Hoje com um ano do projeto, existem vários processos já protocolados e muitos animais aguardando para serem atendidos. Além dos processos de cadastros das cuidadoras de animais, que já tiveram muitos animais atendidos, mas sempre estão recolhendo mais animais da rua para serem encaminhados à adoção,.
Pelo o que foi observado e conversado com a população, ainda tem muitos animais em situação de abandono que precisam ser castrados.
Do mês de abril de 2019 (quando iniciou o projeto foram realizados ao todo (entre caninos e felinos, machos e fêmeas) 660 castrações e 150 atendimentos emergenciais.
Além dos dois mutirões já realizados anteriormente, sendo o primeiro ocorrido na data de 02 e 03 de julho 2019, pela Prefeitura de Pontal do Paraná em parceria com Governo do Estado, onde foram esterilizados 400 animais entre caninos e felinos, e o segundo mutirão ocorrido em 05, 06 e 07 de março de 2020, pela Prefeitura de Pontal do Paraná onde foram realizadas 502 castrações entre caninos e felinos.
Totalizando mais de 1.500 castrações em um ano de projeto! Esperamos que esse número cresça cada vez mais e que tenhamos cada vez menos animais em situação de abandono.
Já é previsto novo mutirão a ser realizado ainda este ano de 2020, com previsão de serem esterilizados entre 500 a 600 animais entre caninos e felinos através do Projeto, porém ainda sem data marcada, considerando o momento que o município vem enfrentando, em relação ao COVID-19, não só o município, mas o Mundo todo, sabendo da necessidade de cuidados como a não aglomeração de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário